Escola Convexo


A Convexo é um projeto idealizado por Onilia Araújo na área da educação. É desenvolvida por não educadores e propõe aulas com metodologias inovadoras de COMUNICAÇÃO, LÓGICA e EMPREENDEDORISMO, dentro de escolas tradicionais e dentro de empresas. A ideia é realizar projetos de impacto social e desenvolver lideranças.
Foi concebida a partir de duas referências principais: a Escola da Ponte de Portugal e o formato de negócio social desenvolvido pelo economista Nobel da Paz, Muhammad Yunus. A proposta é que os participantes escolham um problema real existente em sua escola e aprendam a investigar, a tomar atitudes diante dos fatos, a escolher caminhos e construir novos conceitos para solucioná-lo. A experiência diante de uma situação real desenvolve capacidades e motiva a aprendizagem.
Em 2018, a metodologia foi transferida para a Associação Cultural Vila Flores, nascendo o ConvexoLab Vila Flores e, assim, encerrando o negócio social.

ODABÁ


A decisão de ser mãe trouxe para Onilia muito mais do que inquietude. Fez surgir a ativista racial de forma mais consistente. Era necessário construir um futuro desejável no qual a equidade e a pluralidade na tomada de decisões deixassem de ser utópicas. O filho Pietro nasceu e junto com ele veio a Odabá - Associação de Afroempreendedorismo.

Uma das principais mentoras e batalhadoras para o surgimento e fortalecimento da entidade, Onilia acredita no “empoderamento econômico da população negra” é o caminho da mudança e da verdadeira libertação. Odabá em iorubá significa empresário e nossa associação, visando promover a ascensão econômica do povo negro através do empreendedorismo, busca fazer com que os afroempreendedores alcem vôos maiores e entrem para o hall dos grandes empresários do nosso país. A associação é também um espaço de pertencimento, uma comunidade que acolhe e fortalece, profissionalizando negócios e transformando vidas.

RECON - Rede de Contadoras Negras


De um desconforto pela solidão evidente em uma convenção de contabilidade, surgiu a certeza de que mulheres contadoras negras precisavam se ver, se reconhecer, se ajudar. Gestada desde agosto de 2019, a Rede de Contadoras Negras do Brasil – Recon, foi oficializada em outubro de 2020. Com o propósito de liderança e inserção, a Recon é um movimento necessário para conquistar equidade no mercado de trabalho. Onilia é uma das embaixadoras da Recon e vê na rede um espaço para crescimento profissional e profissional.
“Nos encontramos em nós mesmas como potência, nos encontramos na outra mulher preta contadora como inspiração e gritamos para a sociedade: ACEITA, SOMOS FODA”.

Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.contadorasnegras.com.br